Buscape

sábado, 30 de novembro de 2013

ELEVADOR LACERDA - SALVADOR

 


Elevador2 Elevador Lacerda, Salvador BA 

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um símbolo da cidade de dois andares chamada de Salvador, um dos mais conhecidos cartões portais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos.
Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 1873.
Liga a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio. Possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura. Tem capacidade total para 128 pessoas, nas quatro cabines, e a viagem dura 22 segundos. Transporta, em média, mais de 750 mil pessoas por mês, funcionando 24 horas por dia.
O uso de ascensores em Salvador é uma tradição secular. Já no início do século 17 usava-se uma espécie de guindaste para transportar mercadorias do porto à cidade alta. Outros elevadores e planos inclinados foram construídos na cidade posteriormente.
O Elevador Lacerda foi idealizado pelo empresário Antonio de Lacerda (1834-1885), construído com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda e financiado por seu pai Antônio Francisco de Lacerda. Antônio de Lacerda estudou engenharia nos EUA, mas retornou ao Brasil antes de completar o curso.



domingo, 3 de novembro de 2013

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque



 
 
 
 
 
Um pedaço do Brasil misterioso e isolado que guarda valiosos segredos. Coberto de mata virgem, árvores imensas, rios e cachoeiras. Uma beleza rara.
 
 
O Tumucumaque é o maior Parque Nacional do Brasil e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo, com uma área aproximada de 3, 8 milhões de hectares. Foi criado em 22 de agosto de 2002 e está localizado numa porção da Floresta Amazônica bem peculiar, com características únicas e ainda pouco conhecidas, na região conhecida como Escudo das Guianas, ao noroeste do Amapá.

Ele está situado em parte dos municípios amapaenses de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari; além de uma pequena porção do município de Almeirim, no Pará.
 
O principal objetivo desta área é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, que possibilitem a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das populações situadas em suas imediações.
 
O Tumucumaque fica a 308 quilômetros de Macapá, a capital do Amapá. No lado oeste do parque. Bem no coração da floresta amazônica. Tumucumaque é protegido por montanhas gigantes chamadas de "escudo das Guianas". A espetacular formação geológica se estende pelo Brasil e quatro países vizinhos: Suriname, Venezuela  e as duas Guianas.

O tesouro escondido nas matas e nos rios guarda valiosos minerais. E o ouro é a maior ameaça ao  parque. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

MORRO DE SÃO PAULO - BAHIA


 
 
 
MORRO DE SÃO PAULO - quem vai morre de amores por Morro!!! É maravilhoso durante o ano inteiro!!! O paraíso é aqui!!!!
 
Morro de São Paulo, famosa por suas baladas e luaus que vão até o nascer do sol, também é um destino que tem tudo a ver com esportes, saúde e contato com a natureza. A Ilha de Tinharé na qual Morro de São Paulo é um dos vilarejos, é composta por diversas praias que vão desde as mais famosas, que são numeradas de um até quatro, assim como tantas outras que convidam o turista e ao nativo, para a prática de esportes.

As opções de esportes e locais onde os mesmos podem ser praticados, dependem da geografia de cada praia desta linda ilha tropical, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos inúmeros manguezais e rios que formam o Arquipélago de Tinharé
 

PRIMEIRA PRAIA
.............................................


A Primeira Praia é a única praia da ilha onde é possível praticar o surf. As ondas dependem basicamente da maré e da direção do vento e podem chegar a um metro na Pedra do Moleque. Também na Primeira Praia temos outro esporte radical, a tiroleza, que descendo do Morro do Farol com 360 metros de comprimento e 80 metros de altura, consta como a mais alta do Brasil, e, com certeza, é adrenalina garantida.
Outro esporte praticado na Primeira Praia é a natação, o mergulho livre e o autônomo. A natação é praticada em meio a Primeira Praia onde a profundidade da água é mais apropriada para este esporte. Já o mergulho é feito nas duas laterais da praia, onde se concentram os arrecifes e grandes quantidades de peixes e corais que deslumbram os praticantes deste esporte.

Por fim, na Primeira Praia é o local de saída de algumas lanchas que praticam o banana boat e wakebord.

 
Morro de São Paulo - Primeira Praia
 
Morro de São Paulo - Primeira Praia

 
Morro de São Paulo - Bahia

SEGUNDA PRAIA
............................................

 

A praia que é só badalação na noite, durante o dia se transforma na praia dos esportes coletivos. No local são praticados o voleibol de praia, o vôlei de dupla, o futevolei, o frescobol e nos locais mais tranqüilos, o futebol de praia, aqui conhecido como "Baba".

Além dos esportes praticados na areia, a Segunda Praia também é local de mergulho livre em sua piscina natural de águas mornas.

No final de tarde é possível ver a prática da capoeira e porque não, aprender junto com outros brasileiros e estrangeiros, esta atividade tão genuinamente brasileira.

 
Morro de Sao Paulo - Segunda Praia
 
Morro de São Paulo - Segunda Praia

 
Morro de Sao Paulo - Bahia

TERCEIRA PRAIA
............................................

 

Muitas vezes esquecida e deixada de lado, a menos famosa das quatro praias numeradas, é um ambiente perfeito para a prática de inúmeros esportes.

O caiaque é uma das ótimas opções da Terceira Praia e a partir dela pode-se ir até a Ilha do Caitá e para os mais aventureiros, sair para o mar aberto e alcançar as outras praias de Morro.

Também é possível velejar, mergulhar e jogar frescobol.

 
Morro de São Paulo - Terceira Praia
 
Morro de Sao Paulo - Terceira Praia

 
Morro de São Paulo - Bahia

QUARTA PRAIA
............................................

 
A Quarta Praia conhecida pelas suas piscinas naturais é o local ideal para a prática de mergulho livre em suas águas rasas e quentes.

Para os adeptos de esportes mais radicais, é o local ideal para o Kitesurf, pois com seu vento constante, possibilita a prática de manobras arrojadas. No princípio da praia, é possível alugar cavalos para a prática de hipismo.

Também é local para jogar frescobol, vôlei e para os corredores, na maré baixa é possível correr os 5 km até a Praia do Encanto.
 
Morro de Sao Paulo - Quarta Praia
 
Morro de São Paulo - Quarta Praia

 
Morro de Sao Paulo - Bahia

PRAIA DO ENCANTO
............................................

 

A praia mais tranqüila de Morro e com longas faixas de areia e piscinas naturais, é ideal para corrida, hipismo, mergulho livre, frescobol, vôlei, caiaque, vela, ciclismo, kitesurf ou seja, a tranqüilidade pode ser aliada a prática de inúmeros esportes nesta praia, considerada por muitos como a mais bela de Morro de São Paulo.

 Morro de Sao Paulo - Praia do Encanto

 
Morro de Sao Paulo - Bahia

GAMBOA
............................................

 

A Gamboa, outra vila da Ilha de Tinharé, fica voltada para a parte continental da ilha e por isso tem águas mais tranqüilas, o que proporciona ótimas condições para a prática de inúmeros esportes ligados a água.

Na Gamboa, fica um ótimo clube de vela, onde os iniciantes podem fazer o curso ou os mais experientes alugarem um dos diversos modelos de veleiros disponíveis.

Também é local ideal para o wakeboard, esqui aquático e o parasail (pára-quedas rebocado por lancha).

Nas suas praias de areia branca, o frescobol, o futebol e o vôlei são presença constante.

 
Morro de Sao Paulo - Gamboa
 
Morro de Sao Paulo - Gamboa

Além de Morro de São Paulo e suas principais praias, também há diversos locais próximos onde é possível fazer diversas atividades. Garapuá se destaca pelo mergulho livre e pesca além da opção da canoa local.

Já na ilha vizinha, Boipeba, é comum a prática de mergulho livre, hipismo, corrida, caiaque e os esportes tradicionais de praia.

Portanto, se além de paisagens maravilhosas, tranqüilidade ou festas, você procura atividades esportivas, Morro de Sao Paulo é o local ideal para você e sua turma.

sábado, 12 de outubro de 2013

NOBRES - MT

 
 
 
 
 
 
Mais um lugar paradisíaco que deixam os turistas deslumbrados.
 
 
Chamam a atenção os pontos turísticos como a Lagoa Azul, Cachoeira do Tombador, entre outros. Sua principal fonte econômica é o cimento e o calcário, além das grandes plantações de grãos. É em Nobres que se situa a única cimenteira do estado de Mato Grosso, a Votorantim Cimentos Brasil Ltda, a qual está em operação desde 1992

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LAGOINHA DO LESTE - FLORIANÓPOLIS



Lagoinha. Um show da natureza.
 
 
 
LAGOINHA DO LESTE - uma paraíso ecológico ao sul do Brasil
 
Um dos últimos redutos de Mata Atlântica preservados em Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste compreende não só a praia mas também os costões, a lagoa, a cachoeira e a mata nativa. A única maneira de chegar à deserta praia é a pé, através de duas trilhas. A mais rápida dura uma hora e a mais lenta, cerca de três – o longo percurso, entretanto, vale a pena por descortinar paisagens deslumbrantes. Em Lagoinha não há estrutura de bares - leve água e lanche e não esqueça de trazer seu lixo de volta. Fica a 28 quilômetros do Centro da cidade.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PONTA DOS CASTELHANOS

 

 

 

Ponta dos Castelhanos - um lugar fantástico, abençoado pela natureza

Uma belíssima praia deserta, marcada por um banco de corais perfeito para o mergulho. No fundo do mar, repousam até hoje os restos do navio espanhol Madre de Diós, naufragado nos primeiros anos da história do Brasil. Foi exatamente daí que surgiu o nome Ponta dos Castelhanos. Sem qualquer infra-estrutura, o local chama a atenção por ser um importante ponto na desova de tartarugas marinhas.

sábado, 31 de agosto de 2013

ILHA DE ALGODOAL - PARÁ


 
 
 

Ilha de Algodoal - um lugar mágico, adorado pelos seus cenários maravilhosos e natureza bucólica. Uma dádiva!!!

A Ilha de Maiandeua (Algodoal) é uma ilha brasileira localizada no município de Maracanã no estado do Pará. Popularmente conhecida como ilha de Algodoal.
Seu nome é Ilha de Maiandeua, mas os de fora a conhecem por Ilha de Algodoal. Maiandeua tem origem no Tupi e significa “Mãe da Terra”. A ilha é chamada de Algodoal em virtude da abundância de uma planta nativa conhecida como algodão de seda, ainda presente na região, cujas sementes, com filetes brancos, são dispersas pela planta e, ao flutuarem ao vento, lembram o algodão. Quem primeiro a apelidou desta forma foram os pescadores que lá chegaram na década de 1920.
Algodoal é, também, o nome da maior vila, das quatro que existem na ilha. As outras três são Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. A vila de Algodoal é a principal por ser a maior, a que possui a melhor infraestrutura para acomodação de turistas e, consequentemente, a que recebe mais visitantes. Estas quatro vilas são separadas entre si por porções de manguezais e seccionadas em alguns pontos por canais de maré.
Os 19 km² da Ilha de Algodoal são marcados pela tranquilidade, pelos cenários maravilhosos que atraem turistas de todo o mundo que nunca se decepcionam com a sua natureza bucólica, bela e dadivosa. A comunidade da ilha é formada por pessoas simples e receptivas que vivem, basicamente, da pesca, da agricultura de subsistência e, ultimamente, do turismo.
A energia elétrica somente foi introduzida na ilha em janeiro de 2005 e o abastecimento de água é realizado por meio de poços artesianos que fornecem água de excelente qualidade.
Os meios de transporte existentes são a bicicleta, o barco (a motor ou a remo) e a carroça puxada por cavalo. Veículos terrestres motorizados não podem entrar na ilha.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ENCONTRO DAS ÁGUAS DO RIO NEGRO COM O RIO SOLIMÕES

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fenômeno amazônico que se tornou patrimônio cultural brasileiro.
O famoso encontro das águas do rio Negro (de águas escuras e transparentes) com o rio Solimões (de águas turvas) é um espetáculo que atrai milhares de pessoas
 
O rio Negro é o principal afluente do Amazonas. Banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700km.
A cor escura das águas do rio Negro, que contrasta com a limpidez de seu principal afluente, o Branco, e com o barrento Solimões, deve-se principalmente a sua transparência e à pequena quantidade de argilas em suspensão. A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, é banhada por este rio. O rio Negro é o principal afluente do Amazonas. Banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700km. Com o nome de Guainía, nasce no leste da Colômbia, corre na direção nordeste e depois sul, formando a fronteira entre Colômbia e Venezuela.    

Depois da junção com o Cassiquiare, recebe o nome de rio Negro. Entra no território brasileiro no estado do Amazonas e segue a direção geral sudeste, banhando, entre outras, as localidades de Içana, Barcelos, Carvoeiro e Airão. Próximo a Manaus, que se ergue em sua margem esquerda, forma um estuário de cerca de seis quilômetros de largura no encontro com o Solimões, daí em diante chamado Amazonas. O rio Negro é navegável por 720 km acima de sua foz e pode chegar a ter um mínimo de 1 m de água em tempo de seca, mas há muitos bancos de areia e outras dificuldades menores. Na estação das chuvas, transborda, inundando as regiões ribeirinhas em distâncias que vão de 32 km até 640 km.
Todo ano, com o degelo nos Andes, e a estação das chuvas na região Amazônica, o nível do rio sobe vários metros, alcançando sua máxima entre os meses de Junho e Julho. O pico coincide com o "verão amazônico", e portanto, o nível do rio começa a baixar até meados de novembro, quando novamente inicia o ciclo da cheia. Em Manaus, a máxima do Rio Negro vem sendo registrado a mais de cem anos, e há um quadro no Porto de Manaus com todos os registros históricos, inclusive o da maior cheia de todos os tempos ocorrido em 1 de julho de 2009, alcançando a cota máxima de 29,77 m acima do nível do mar. Todos os rios da Bacia Amazônica sofrem o mesmo fenômeno de subidas e baixas em seus níveis, comandados pelos dois maiores rios: Rio Negro e Rio Solimões (que ao se encontrarem abaixo da cidade de Manaus, formam o Rio Amazonas).   

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CAXADAÇO - ILHA GRANDE - RJ


 
CAXADAÇO - A 6ª Maravilha da Ilha Grande, uma praia fascinante e hipnotizante. Um espetáculo!!!
 



 Esta praia é considerada uma das mais bonitas e selvagens da Ilha Grande.
Caxadaço possui apenas 15 metros de extensão, porém sua inconfundível beleza e raridade, hipnotizam as pessoas que conseguem o privilégio de conhecê-la. Escondida entre as rochas e a mata, ela encanta todos com sua simplicidade e beleza.
A foto ao lado mostra as trilhas existentes para que você consiga chegar a esta praia paradisíaca.
Mapa da Praia do Caxadaço - Ilha Grande
Veja a foto ampliadaVista aerea de Caxadaço na Ilha Grande
Caxadaço possui o que há de melhor no que diz respeito ao paraíso, água cristalina azul turquesa, Mata Atlântica exuberante ao redor, rochas milenares, riacho com piscina cristalina que deságua nas pedras da praia, e o incrível é que ninguém consegue vê-la apenas passando de barco.
A natureza nos fez o favor de escondê-la entre as pedras. Que perfeição!
As rochas metamórficas da praia de Caxadaço complementam o brilho do lugar, de formações variadas, elas dão um toque todo especial a esta maravilhosa paisagem.
Elas resultam da transformação, em estado sólido, de outras rochas pré-existentes (ígnea, sedimentar ou outra rocha metamórfica) em função da mudança das condições de temperatura e pressão do ambiente em que se encontram.
Escultura de pedras da Praia do Caxadaço
Foto do Caxadaço vista de cima das pedras
O difícil acesso a esta raridade de praia, seja por trilha, como pelo mar através de um barco ou saveiro, é que o torna Caxadaço ainda mais fascinante.
Sua estrutura quase selvagem atrai cada vez mais pessoas para este recanto sagrado.
Simplesmente linda!
O nome Caxadaço poucos sabem de onde vem, mas é uma corruptela da palavra cachada, que significa o lugar para queima da vegetação antes do plantio.

Não é permitido
camping nem o pernoite na praia, portanto programe bem seu passeio e nunca deixe de consultar um guia antes de se aventurar nas trilhas.
Mar azul turqueza da belíssima Praia do Caxadaço na Ilha Grande