Buscape

quarta-feira, 31 de julho de 2013

VIANA - ESPÍRITO SANTO

 
 
 
 
Todos os lugares do Brasil têm sua beleza própria que fascinam a quem conhece, por mais simples que sejam.
 
 
Viana, que faz parte da Região Metropolitana de Vitória, começa a ser descoberta pelos turistas como uma ótima opção para aqueles que buscam tranquilidade em seus momentos de lazer. Cortada pela BR-262 e a apenas 20 quilômetros de Vitória, Viana está desenvolvendo um processo constante de resgate e valorização de sua cultura.
Hoje o município faz parte da Rota do Mar e das Montanhas, junto com Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. A cidade se tornou o portal de entrada da região de montanhas e oferece aos visitantes opções de divertimento, como trilhas, voo livre, parapente, caminhando ecocultural, feira de artesanato, além de outros atrativos.
Novos projetos estão em curso, entre eles, o Trem das Montanhas, que vai partir de Viana rumo a Marechal Floriano, e o Parque do Imperador, um espaço para educação ambiental e lazer. Com estes projetos, Viana vai abrir ainda mais o leque de opções para quem busca lazer com segurança.

terça-feira, 30 de julho de 2013

PRAIA DE TAMANDARÉ - PERNAMBUCO



 
 
 
 
 
 
 

Praia de Tamandaré - mais uma das belezas naturais do nosso país - um belo cenário para quem aprecia um mar calmo e transparente. Venha conhecer esta maravilha.


Tamandaré é uma praia tranquila e limpa no litoral sul do estado de Pernambuco, Brasil, a 100 km do Recife, na famosa Costa dos Corais.

É uma das praias mais bonitas do Brasil, localiza-se entre as praias de Campas e do Pontal do Lira.
São 16 km de praias de inúmera beleza natural quase virgem.

É ideal para pegar banho com tranquilidade, tem uma barreira de recifes de corais a uns 200 metros da praia, sua paisagem está composta de coqueiros, mar calmo, águas cálidas e cristalinas e uns 50 metros de areia na maré baixa. É uma praia apta para a prática de mergulho.

Podem-se observar as ruínas da Igreja de São José ao norte da praia e ao sul o Pontal do Lira. Tem casas de veraneio e na rua São José tem quiosques no calçadão da orla marítima, para você puder experimentar pratos da gastronomia local.

Tem possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ALEGRE - ESPÍRITO SANTO


 
 
 
 
 
O relevo montanhoso faz a cidade possuir inúmeras quedas d'água, mas a mais conhecida é a famosa Cachoeira da Fumaça, com seus mais de 140 metros de queda.
 
 
Em época de cheia do rio.
 
 
 
Quer ficar alegre? Então venha conhecer Alegre, um Município gracioso e que esbanja alegria
 
 
 A 196 quilômetros de Vitória,  situado no sul do Espírito Santo, próximo das divisas de MG e RJ, o município de Alegre está localizado entre serras e quedas d'água. É carinhosamente chamado de "Cidade Jardim". Suas principais atrações são a Cachoeira da Fumaça, e o Festival de Música, que atrai milhares de pessoas todos os anos. Devido à sua proximidade com  o Parque Nacional do Caparaó, conhecido nacionalmente por abrigar o Pico da Bandeira (2.891,98 metros), Alegre é também um dos 14 municípios integrantes do chamado Entorno do Caparaó.
Mas o que realmente torna o município conhecido no cenário nacional e o que o diferencia do restante das bucólicas cidades interioranas é um evento que ocorre anualmente no feriado de Corpus Christi, o Festival de Artes e Música de Alegre (FAMA), considerado um dos maiores, quiçá o maior, festivais de músicas do País.

domingo, 28 de julho de 2013

CACHOEIRA DO URUBU - PERNAMBUCO

 
 
 
 
"Cachoeira do Urubu" - mais uma das belezas naturais que este país abençoado possui
 
É uma cachoeira localizada no município de Primavera no estado de Pernambuco. A cachoeira fica localizada num parque aquático e tem 33m de altura em queda livre. Um lugar muito bom para quem gosta de muita aventura e diversão. Muito bom para quem gosta de fazer Rapel.
 
Dentre as várias cachoeiras da região é uma das maiores e de mais fácil acesso, portanto muito procurada por grandes grupos aos finais de semana. Um agradável desafio para os amantes de esportes de aventura.
 

sábado, 27 de julho de 2013

MIMOSO DO SUL - ESPÍRITO SANTO


Ficheiro:Vista do Centro.JPG
 
 
 
 
 
Mais um orgulho da nossa nação - Mimoso do Sul - a principal produtora de café do sul do Espírito Santo
 
 

Situada no extremo Sul do ES, Mimoso do Sul recebeu muitos imigrantes italianos. Já recebeu as denominações de Ponte de Itabapoana, Monjardim e São Pedro entre outros, até o nome atual de MIMOSO DO SUL. Tem grande potencial de crescimento, privilegiada pela sua posição geográfica fica a 44 km de Cachoeiro de Itapemirim, 87 km de Campos dos Goytacazes - RJ e 173 km de Vitória, com grande facilidade de entrada e escoamento de produtos, é a principal produtora de café do Sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leitera a principal fonte de renda da cidade desde o século XIX. As indústrias da cidade basem-se em beneficiamento de Mármore e Granito, a produção é voltada para o mercado externo. Nascida entre montanhas, de topografia acidentada, rica em minerais, pedras preciosas e água doce, de clima agradável e com vários pontos turísticos.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PRAIA DE GAIBU - RECIFE

 
 
 
 
Quer viajar e não sabe para onde? Então conheça a praia de Gaibu em Recife e boa viagem.
 
Gaibu é um distrito de Cabo de Santo Agostinho, cidade localizada na Região Metropolitana do Recife, fica a 30 kms da capital.
Da praia, é possível ver alguns bairros da zona sul de Recife e Jaboatão.
 
A praia Gaibu é bem conhecida pelo seu sol forte, suas belas rochas e suas ondas deliciosas nos dias de mais vento. As águas são agradáveis o ano todo, mas nos dias mais frios a água é super gelada O ambiente é muito família e o acesso é complicado.
 
É um cartão postal, principalmente no final junto ao morro de pedra e sua ladeira de acesso a Calhetas. Esse Paraíso ficou ainda mais atraente com a chegada da Pousada Namoa. Vale a pena conhecer Gaibu.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

FAROL DE MÃE LUIZA - NATAL

 
 
 
 
 
 
País abençoado o nosso Brasil. Farol de Mãe Luiza: "Lindo demais"

O Farol de Natal, mais conhecido como Farol de Mãe Luiza, situa-se no bairro de Mãe Luíza, o qual tem seu nome em homenagem a uma velha parteira que também deu seu nome ao farol.
Torre em tijolo cilíndrica com lanterna e dupla galeria. Todo o farol pintado de branco.

Do alto de seus 37 metros de altura, acessíveis por uma escadaria em espiral de 151 degraus, o farol descortina uma das mais belas vistas da praia da Areia Preta, permitindo ainda vislumbrar as praias de Genipabu e Ponta Negra. É movido a energia elétrica, emitindo lampejos de luz a cada 12 segundos em uma extensão que atinge 44 quilômetros.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MONTE VERDE - MINAS GERAIS






Monte Verde 

Esse lugar invejável e indescritível existe e é "coisa nossa"....

PASSEIOS:
Trilha do Pinheiro Velho: passeio que começa próximo ao posto de gasolina ou em pontos na avenida principal e leva até o aeroporto a 1560 mts altitute. Essa trilha pode ser percorrida em 15 minutos, com árvores nativas e centenárias, riozinho a beira do caminho do caminho, flores e o mais antigo pinheiro de Monte Verde com mais de 500 anos.
Mirante: Este mirante fica no aeroporto de Monte Verde a 1560 m de altitude e oferece vista panorâmica para a cidade com as montanhas de pano de fundo para belas fotos !
Passeio de Monomotor: passeios de avião monomotor no aeroporto mais alto do Brasil p/ aviões de pequeno porte. Conheça Monte Verde de cima, suas belezas naturais e também a vista de cidades vizinhas como também a famosa Campos do Jordão.
Rafting: esporte em que se desce as corredeiras de um rio a bordo de um bote inflável, o objetivo é vencer os obstáculos naturais do rio como as pedras e quedas d'água no caminho.
Em Monte Verde é realizado no km 13 entre Monte Verde e Camanducaia, no Rio Jaquary, com entrada para o bairro do Quilombo. O rio Jaguary está entre os cinco melhores do Brasil para a prática do rafting, várias corredeiras e cachoeiras que podem chegar a 8 metros de altura, com percurso de cerca de 7 km de pura adrenalina que podem durar cerca de 3 horas. A melhor época para a prática deste esporte é entre setembro e maio, quando o volume das águas é maior com as chuvas.
Aconselhamos realizar este esporte com pessoal treinado na área.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PRAIA DO CANTO - VITÓRIA

 
 
 
Se está procurando praia e lugar agitado vá à Praia do Canto - Vitória - Espírito Santo
 
A Praia do Canto é um bairro nobre e histórico de classe média-alta e alta, localizado em Vitória, no Espírito Santo. É conhecido por sua vida noturna movimentada e pela intensa atividade comercial.
É um bairro que apresenta uma infra-estrutura bem mais desenvolvida do que outros locais, caracterizando-se durante vários anos como local de moradia de classe média alta. Em 1980 começou a funcionar o primeiro Shopping Center - o Centro da Praia. Dezenas de casas foram substituídas por prédios e a explosão do mercado imobiliário fez com que os antigos limites do bairro se expandissem.
Hoje a maioria da população do bairro é composta de servidores públicos, professores, pequenos empresários, operários especializados e bancários, pessoas que adquiriram apartamentos financiados pelo BNH. As famílias de classe média alta se mudaram para Avenida Saturnino de Brito e ilhas do Boi e do Frade.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PARQUE NACIONAL DO PANTANAL MATOGROSSENSE

 
 
 
 
É realmente emocionante que os lugares, as pessoas, a solidariedade, a hospitalidade e o patriotismo dos brasileiros façam do nosso país o "Orgulho Nacional".
 
O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é um parque nacional situado a noroeste de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, dois estados do Brasil, protegendo o bioma do Pantanal. Com 135 606,71 ha, tem o objetivo de proteger e preservar todo ecossistema pantaneiro, bem como sua biodiversidade, mantendo o equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ecossistemas contidos no Parque. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira
 
 

domingo, 21 de julho de 2013

RIACHÃO - MARANHÃO

 
 
 
 
Riachão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Tem diversos locais turísticos, como as cachoeiras mais conhecidas como Cocal, onde há um poço azul com águas cristalinas. Também tem o clube Frutuoso, lugar que tem piscinas naturais e restaurantes, com quadras de vôlei e futebol. É visitada principalmente em julho, quando turistas vão conhecer a Chapada das Mesas (Riachão/Carolina) e suas belezas naturais.

sábado, 20 de julho de 2013

CONSERVATÓRIA - RJ

 
 
 
Conservatória cresceu e prosperou durante o ciclo do café da economia brasileira, a partir do século passado. A cidade, hoje distrito do município de Valença, foi um importante elo na produção e circulação do produto, abrigando mais de 100 fazendas que plantavam o café e o escoavam pelo antigo caminho ferroviário que vinha das Minas Gerais e ia para a Corte, no Rio de Janeiro, de onde seguia para o porto e outras cidades do país.
O primeiro registro da localidade data do final do século XVIII, a partir de um relato de 1789, em que Conservatória era reserva dos índios Araris, "elegantes e desembaraçados", segundo o naturista Saint Adolph, um dos primeiros historiadores a registrar o fato. Diversas histórias justificam a origem do nome, sendo que a mais corriqueira diz que o lugar era conhecido como "Conservatório dos índios", um lugar de excelente clima e protegido por montanhas, onde os Araris se recolhiam para se recuperar de doenças que dizimavam as tribos e local no qual resolveram se instalar definitivamente. Em 1826, existiam cerca de 1400 índios aldeados na reserva, vivendo felizes no lugar de onde seriam exterminados pelos desbravadores colonialistas. Vestígios dos Araris, como artefatos em cerâmica e algumas ossadas, já foram encontrados em escavações feitas em diversos locais da região.
Segundo Saint Adolphe, cientista botânico francês, os índios "Araris" eram quase brancos, elegantes e desembaraçados e, ainda, segundo Saint Hilare, outro cientista francês que andou por estas plagas, "esses índios, pela aparência, costumes e desenvoltura, deviam ser descententes dos "Goitacás de Campos". E. Rugendas: "Os Araris eram, sem dúvida, resultantes do cruzamento dos "Coropós" com os temíveis "Goitacás" de Campos, que os venceram em batalha e os assimilaram.
 
A prosperidade econômica do final do século passado deu início a outra tradição na vila: a das serenatas - a música cantada sob o sereno -, que hoje atraem mais de mil pessoas a cada fim-de-semana para a cidade, vindas dos mais diversos recantos do país e do exterior.
Um dos grandes motivadores da tradição da música na cidade é o Museu da Seresta, que tem o maior acervo de músicas de serestas do país - e um dos maiores do mundo -, criado pelos irmãos Joubert e José Borges. O museu mantém viva uma página da cultura musical brasileira, reunindo os seresteiros às sextas-feiras e sábados à noite, que de lá saem para cultivar o hábito, raramente quebrado, de cantar pelas ruas da cidade.
Em 1998, Conservatória comemorou 120 anos de serenatas. Conta a história que a tradição nasceu com um romântico professor de música e tocador de violino, Andreas Schmidt, que, em uma noite enluarada no silência do vilarejo, atraiu espectadores, e o professor Andreas passou a ter como rotina tocar seu violino na praça, nas noites estreladas. Aos poucos, músicos vindos de outros lugares passaram a acompanhar as serenatas do professor, e essa virou uma característica incorporada ao lugar.
Música e grandes paixões sempre estiveram de mãos dadas em Conservatória e geraram muitas histórias de amor. Certa vez, em 1938, Antonio Castello Branco, um abastado fazendeiro de Santa Isabel, distrito vizinho, que vivia uma paixão não correspondida por uma moça de Conservatória, resolveu demonstrar seu amor conforme a tradição. Colocou seu piano de cauda em cima de um caminhão e percorreu mais de 20 quilômetros em estrada de terra esburacada, só para tocar e cantar sob a janela da amada. Consta que o gesto deu resultado, e a moça aceitou o fazendeiro como esposo.
Conservatória exprime uma das formas de reação contra as consequências da urbanização acelerada, que caracteriza nossa etapa de desenvolvimento como país capitalista, mantendo suas características bucólicas de arraial, pacata e tranquila, cujos moradores de fala branda, afáveis e educados preservam seus costumes e se reúnem, vez por outra, para manter a tradição das festas juninas, da dança, da música, das quadrilhas e principalmente das serestas que tornam seu pequeno vilarejo um pólo de atração no Estado do Rio de Janeiro. Em Conservatória, o culto às serestas, o casario colonial e as famílias tradicionais são ainda vestígios do século passado.
 
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O CANGACEIRO ANTONIO SILVINO


 
 
 
O Cangaceiro Antonio Silvino foi preso pelas tropas do major Theophanes Ferraz, comandante das tropas oficiais da polícia pernambucana, no final de novembro de 1914 na cidade de Taquaritinga-PE,  e transferido para a Casa de Detenção do Recife. Após julgamentos pelos crimes praticados, o judiciário aplicou-lhe uma pena total de 39 anos e quatro meses de reclusão.

Após cumprir mais de 23 anos de prisão, o velho cangaceiro, incentivado por amigos do cárcere, dirigiu uma "Carta", ao Presidente Getúlio Vargas solicitando o " Indulto ", haja vista que, no seu entendimento, já era demasiado o tempo de recolhimento á prisão, pois, achava que já tinha pago pelos seus crimes.

Em 04 de Fevereiro de 1937, Silvino recebera a grande notícia: O Presidente havia lhe concedido o Indulto, a que tanto almejava. No dia 17 de Fevereiro de 1937, o juiz titular da Primeira Vara de Recife, expediu o " Alvará de Soltura " em favor do grande bandoleiro. Ele ficou preso, pagando pelos seus crimes, um total de 23 anos, 02 meses e 18 dias, na velha cadeia .

Ao sair da solitária, Silvino estava velho, com os cabelos brancos envelhecidos pelo tempo.  Morrera ali, o "governador do sertão " . O ex-cangaceiro voltara a ser um homem, como qualquer outro. Com pouco tempo, percebera que estava sem emprego, sem dinheiro e sem um pedaço de terra para que pudesse retirar seu sustento.

Orientado por familiares e amigos, ainda no primeiro semestre de 1938, se dirigiu ao Rio de Janeiro, a fim de conseguir uma audiência com o Presidente Getúlio, a quem solicitaria um emprego. E ele conseguiu um cargo comissionado, e passou a trabalhar na construção da estrada Rio - Salvador.



O velho Antonio Silvino terminou os seus últimos dias, na casa da prima Teodulina, na cidade de Campina Grande/PB, ( Vide foto), tendo falecido na manhã do dia 28 de julho de 1944, em consequência de glomérulo nefrite crônica - Uremia - conforme atestado firmado pelo Dr. Bezerra de Carvalho, deixando oito filhos naturais. Está enterrado no cemitério Monte Santo, na cidade de Campina Grande, PB.