Buscape

domingo, 30 de junho de 2013

IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM

 
 



A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico, está localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador, no Brasil. É lá que são distribuídas as famosas Fitinhas do Bonfim.
Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo da religião.
As imagens de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia vieram de Portugal para a Bahia, através do Capitão da marinha portuguesa Theodozio Rodrigues de Faria, chegando no dia 18 de abril de 1745, num domingo de Páscoa e ficando abrigadas na Igreja da Penha, edificada na ponta da península itapagipana, até 1754.
 
A igreja Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, foi construída entre 1746 e 1754, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745. Em 1927, o papa Pio XI elevou o templo à dignidade de Basílica.
A arquitetura é em estilo neo-clássico e fachada em rococó. Segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria.
O Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia e um ícone da fé baiana. A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos. As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim são confeccionadas desde o início do século 19 e têm a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim.
A tradicional Festa do Bonfim é celebrada desde o século 18, em janeiro. O dia do padroeiro ocorre no 2º domingo, depois da Festa da Epifania do Senhor.
A Lavagem (das escadarias e do adro da Igreja) do Bonfim é a mais importante festa religiosa (profana) da Bahia. Inicia-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. O percurso é de oito quilômetros de festa. Termina ao som de trios elétricos.
Fica no Largo do Bonfim - Bonfim. CEP 40425-360. Tel.: (71) 3316-2196.
 
 
 
 









 







 
 



Salvador

Bahia




 





 



sexta-feira, 28 de junho de 2013

BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SANTA CATARINA


 
 
 
 
Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2010, uma população de 108 089 habitantes , sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.
Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2 350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100 000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 000 000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Blumenau.
 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ILHA DO PAPAGAIO - SANTA CATARINA




 
 
 
              Quando o patriarca da família Sehn, estimulado pelo filho, chegou à Praia do Sonho, no litoral catarinense, a 30 quilômetros de Florianópolis, ninguém na família suspeitava que ali começava a história de uma pousada do Roteiros de Charme, que se destacaria pela postura ambiental. Pescador gaúcho, ele se apaixonou pelo local e quis comprar um terreno. A única coisa à venda era uma ilha. Passou a ser o ponto de reunião da família nos finais de semana e nas férias. Para a família Sehn, virou uma tentação permanente. Virava e mexia, a família toda se reunia e conversava sobre a ideia de largar tudo e fazer alguma coisa na ilha. Essa alguma coisa virou a pousada da Ilha do Papagaio, iniciada em 1993.

             A ilha do Papagaio tem 146 mil metros quadrados e apenas 1,5% está ocupado, sendo somente 0,60% construído, o resto é vegetação natural, mistura de Mata Atlântica e Restinga. Ela fica em frente à Ponta do Papagaio, que separa a Praia da Pinheira da Praia do Sonho. Por trás delas domina, esplêndida, a serra do Tabuleiro. Esse extremo sul da costa catarinense faz parte do Parque da Serra do Tabuleiro.

              A Ilha do papagaio mostra uma das maneiras de conciliar o turismo e a preservação dos valores naturais que são a própria atratividade do local. É uma solução de elite, mas várias das regras e das atitudes podem e devem ser usadas para o turismo de massa. A mistura certa de educação e incentivos, faz milagres.

             A Ilha do Papagaio está além dos parâmetros ambientais recentemente adotados pela Associação dos Roteiros de Charme, desde o ano 1997. O local é especial, as instalações são confortáveis e de bom gosto. Os bangalôs estão integrados ao ambiente natural. O serviço tem qualidade e charme. Tudo que se quer à beira mar.

             Tem particular cuidado com os pássaros. E são muitos. De aves marinhas, como gaivotas comuns, atobás, fragatas e trinta-réis, até sanhaços, tico-ticos, chopins e tiés-sangue e muitos mais. Você poderá encontrar até o raro tié-sangue, muito arisco, tinha feito ninho numa área da ilha.

             As caminhadas pela ilha são um belo programa, que se pode fazer com guia ou sozinho. São oito trilhas, pela mata e pelos costões. A vista é sempre espetacular e a vegetação exuberante.

• 1972 A Ilha foi adquirida pela familia Sehn para ser a casa de praia.
• 1993 Construção do hotel.
• 1994 Ingressou na Associação do Roteiros de Charme.
• 2011 Selo ouro do Guia 4 Rodas
                                 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DUNAS DE GENIPABU - NATAL


 
 
 
 
O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu ) engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental localizados no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Localiza-se a vinte quilômetros do Centro da capital do estado, Natal. É um dos mais famosos cartões-postais do estado
 
A região destaca-se por ter imensas dunas e uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo. A região conta com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de búgui, jangadas e dromedários.
As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região.
É praticado, nas dunas ao redor da lagoa, o chamado "esquibunda": os interessados descem as dunas sentados em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.
Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de búgui e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Pode-se também passear de jangada e de jet-ski. De búgui, pode-se, também, conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda".
Genipabu tornou-se célebre ao ser marcada por uma pergunta que os motoristas de búgui fazem a todos os turistas, referindo-se à velocidade e às manobras radicais com que estes devem pilotar seus búguis para fazer o percurso pela dunas móveis e fixas.

terça-feira, 25 de junho de 2013

PRAIA DE ATALAIA - ARACAJU


ARCO DA PRAIA DE ATALAIA

 
 
 
Atalaia Velha é uma praia brasileira da cidade de Aracaju.
É onde está localizada a orla de Atalaia, é a praia urbana mais popular da cidade de Aracaju.
Na orla de Atalaia existem opções de lazer como bares e casas de dança e música, além de barracas de água de coco e quadras de basquete, futebol, tênis e uma pista de skate.
Seu antigo nome era "Barretas", e a travessia até outros bairros era feita por meio de barcos, já que não havia nenhuma ponte. A maioria de seus habitantes era formada por pescadores e veranistas. Um dos seus fundadores foi Antônio Alves.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

BEACH PARK - FORTALEZA





 
 
 
 
O Beach Park é um complexo turístico do litoral do Nordeste do Brasil situado na área da Região Metropolitana de Fortaleza na praia de Porto das Dunas, a 16 Km de Fortaleza, no município de Aquiraz. É lá onde situa-se o maior parque aquático da América Latina . Distribuído numa área total de 30 km² (área do parque aquático 13 km²).
O Complexo Beach Park possui uma completa estrutura de turismo e lazer, sendo um dos maiores do país, composto por Praia, Parque Aquático e Resort, onde, cerca de 700 mil pessoas circulam por ano.
 
Um mundo onde a água move a diversão e proporciona as sensações mais variadas em um mesmo lugar. Bem-vindo ao Beach Park. Um dos maiores complexos aquáticos da América Latina, o Beach Park conta com uma estrutura completa de lazer composta pelo parque aquático, quatro Resorts, além de restaurantes e serviços na praia paradisíaca do Porto das Dunas.
Com atrações tranquilas ou cheias de emoção para toda a família, o Parque Aquático já é sinônimo de férias para muita gente por todo o Brasil. O conforto e comodidade dos Resorts, lado a lado com a diversão do Parque Aquático, são a opção perfeita para se hospedar e relaxar.
Já na praia, o melhor da culinária regional e internacional com pratos à base de frutos do mar e uma programação diversificada com os pés na areia são outros grandes atrativos do Beach Park.
Visite o Beach Park e mergulhe nesse mundo de alegria para todas as idades.

domingo, 23 de junho de 2013

PELOURINHO - SALVADOR




 
 
 
 
Pelourinho é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado brasileiro da Bahia. Se localiza no Centro Histórico da cidade, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O bairro é carinhosamente chamado de "Pelô" pelos moradores
 
O Pelourinho é história, inspiração e efervescência cultural.

É um dos principais cartões-postais de Salvador. Durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos eram castigados. A praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial, dentre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia.
O Pelourinho é um capítulo à parte na visita a Salvador, o local reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.
Na condição de primeira capital da América Portuguesa, Salvador cultivou a mão de obra escrava e teve os seus pelourinhos com várias colunas, fixadas em áreas públicas para expor e castigar criminosos. Instalados originalmente em pontos como o Terreiro de Jesus e as atuais praças Tomé de Sousa e Castro Alves, como símbolo de autoridade e justiça, acabou emprestando o nome ao conjunto histórico e arquitetônico do Pelourinho – parte integrante do Centro Histórico da cidade.
A construção de igrejas e solares no local intensificou-se no século XVII, período em que os grandes proprietários rurais manifestavam seu poderio aristocrático na arquitetura das residências. As edificações das ordens religiosas e terceiras e os sobrados suntuosos que passaram a rodear o Terreiro de Jesus, no século XVIII, refletiam a estratificação social da cidade. No século XIX, o comércio tomou gradativamente as antigas residências do Taboão e alastrou-se pelo Centro Histórico. Diversos profissionais liberais passaram a trabalhar e a residir na área, e os aristocratas deslocaram-se então para outros pontos da cidade.
O Pelourinho também é fonte de inspiração e palco para artistas brasileiros e estrangeiros – como Caetano Veloso e Paul Simon; até mesmo Michael Jackson já gravou cenas de um clipe ali.  O Centro Histórico de Salvador também reúne alguns dos melhores restaurantes e dos bares mais movimentados da cidade.
A efervescência cultural toma conta do multicolorido Pelourinho. As terças-feiras são reservadas a shows,  como o ensaio do Olodum, que atrai milhares de pessoas às ruas e praças do Pelourinho.
O Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco, em 1985.

sábado, 22 de junho de 2013

NOVA FRIBURGO


 
 
 
Nova Friburgo (por vezes chamada de Friburgo) é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se no centro-norte do estado, na Mesorregião do Centro Fluminense, a 22º16'55" de latitude sul e 42º31'52" de longitude oeste, a uma altitude média de 985 metros, distando 136 km da capital fluminense. Ocupa uma área de 933,414 km². Compreende os distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Lumiar, Conselheiro Paulino, São Pedro da Serra e Mury.
A sua população, no dia 1 de agosto de 2010, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 182 082 habitantes. As principais atividades econômicas são baseadas em: indústria de moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria (têxteis, vestuário, metalúrgicas e turismo). É a primeira cidade da região, menor apenas em números de habitantes, devido à população flutuante, que Petrópolis, e a principal cidade de uma região que compreende cerca de onze municípios do centro fluminense, tendo influência em várias cidades da Zona da Mata Mineira. É também a cidade mais fria do estado.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PENEDO - ITATIAIA


 
 
 
 
 
Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
É a principal colônia finlandesa do Brasil fora da Região Sul, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.
Suas tranquilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região.
Penedo faz divisa com o distrito de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende.
No cenário do vilarejo estão a Casa do Papai Noel, fábricas de chocolate e muitas araucárias. Mas não estamos nos referindo a nenhum destino nórdico e sim ao simpático distrito de Penedo, aos pés da Serra da Mantiqueira. Colonizada pelos finlandeses na década de 20, a região ainda mantém os costumes e a cultura de seus fundadores com direito à vigorosa gastronomia típica - que aqui ganhou a companhia das trutas -, construções em madeira e cercadas por jardins floridos e bailes à moda da Finlândia que colocam todo mundo para dançar.
Recantos: Banho de cachoeira também fazem parte do roteiro<br>
Recantos: Banho de cachoeira também fazem parte do roteiro

Procurada por casais, Penedo oferece charmosas opções de hospedagem, restaurantes variados e lojas de artesanato com trabalhos em tear. As famílias, porém, também se divertem no destino. O Shopping Pequena Finlândia, além das lojinhas e praça de alimentação, abriga a casa de verão do Papai Noel.

O Bom Velhinho recebe crianças de todas as idades em seu chalé e também na fábrica de brinquedos, onde são produzidos os presentes natalinos. Antes ou depois da visita, deliciar-se com os sorvetes artesanais finlandeses ou com os chocolates e doces caseiros é tarefa obrigatória.

A natureza preservada que emoldura o distrito também faz parte dos atrativos. Trilhas em meio a pinheiros e araucárias são exploradas a partir de cavalgadas e caminhadas que descortinam, ao longo dos percursos, cachoeiras e corredeiras de águas limpas.

Na região da Serrinha do Alambari os destaques são os trutários que, além da pesca, oferecem uma saborosa atividade: degustar os patês e as casquinhas à base do peixe.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PASSA QUATRO - MINAS GERAIS


 
 
 
Passa Quatro é um município da Microrregião de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, no Brasil. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2000, sua população era de 14 885 habitantes e, em 2010, de 15 578. A sua área é de 277 km² e a densidade demográfica, de 53,73 habitantes por quilômetro quadrado. É uma estância hidromineral e região turística.
 
A região começou a ser povoada mais ativamente na segunda metade do século XIX após ser elevado a Distrito em 1854, servindo de parada para quem atravessava a Mantiqueira e se dirigia à cidade de Pouso Alto pela Estrada Real (Caminho Velho). Em 1884, a antiga Estrada de Ferro Minas-Rio, construída pelos ingleses, contribuiu decisivamente para aumentar o povoamento e desenvolvimento da região, tendo tido em sua inauguração a presença do governante de então, o Imperador D. Pedro II. Em 1888, separou-se de Pouso Alto e emancipou-se como município de Passa Quatro pela Lei 3 657 de 1° de setembro, passando esse dia a ser feriado municipal em comemoração do Dia da Cidade.
A cidade teve como autor de seu projeto inicial de saneamento e coleta pluvial o engenheiro sanitarista Paulo de Frontin, que hoje dá nome uma das praças da cidade, localizada no largo da estação ferroviária.
Em 1912, a cidade abrigou uma expedição científica internacional cujo objetivo era estudar a ocorrência de um eclipse solar. Na ocasião, cientistas de diversos países, chefiados pelo astrônomo Henrique Morize, diretor do Observatório Nacional, compareceram junto com uma comitiva da qual fazia parte o Marechal Hermes da Fonseca, presidente da república. O fenômeno foi pouco observado devido às más condições atmosféricas naquele dia.
Foi palco de dois episódios militares do século XX, as revoluções de 1930 e 1932 (em tal Revolução, atuou como médico no hospital municipal o futuro presidente Juscelino Kubitschek). Em 1941 foi considerada Estância Hidromineral pelas propriedades medicinais de várias de suas fontes de águas óligo-minerais, radioativas na fonte, principalmente devido à grande concentração de radônio e torônio.
 
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

LAGOA DE ARITUBA - RIO GRANDE DO NORTE


 
 
 
Arituba é o nome de uma lagoa cristalina localizada na cidade de Nísia Floresta, Rio Grande do Norte, distante 35 km de Natal.
Com uma boa estrutura de serviços, o turista, além de poder tomar um delicioso banho nas suas águas claras, pode passear de pedalinho e caiaque. Restaurantes e barracas oferecem saborosos peixes, pasteis e lagostas, tudo isto degustado na beira da lagoa, em quiosques, com areia de praia sob seus pés.
As águas não são muito profundas, perfeito para quem não gosta muito de ondas e mais um atrativo para famílias e suas crianças.
Mas a grande atração da lagoa sem dúvida nenhuma é o Aerobunda, famoso por aquelas bandas. Se você tiver coragem de se aventurar, é simples. Primeiro suba em uma torre metálica, cuja altura chega a 10 metros. Sente em uma cadeira com cinto de segurança e uma roldana irá deslizar levando você até a outra margem. O grande barato é se jogar dentro d’água no meio da lagoa.

normal arituba aero Lagoa de Arituba    Natal RN

terça-feira, 18 de junho de 2013

PISCINAS NATURAIS DE PAJUÇARA - MACEIÓ

 
 
 
Pajuçara, é um dos bairros mais conhecidos de Maceió, Alagoas.
Muito visitado pelos turistas, Pajuçara abriga diversos hotéis como o Hotel Ibis e o Hotel Pajuçara. Um mercado crescente de flats e apartamentos para aluguel por temporada acrescentam uma variedade de opções de hospedagem.
Possui galerias de artesanato.
As piscinas naturais de Pajuçara, a alguns quilômetros da costa, são o destino natural mais conhecido do bairro, depois da praia. O trajeto até as piscinas dura cerca de 20 minutos. É recomendável ao turista verificar a tábua das marés, pois o acesso às piscinas deve ser feito preferencialmente na maré-baixa.
Possui vasta opção de gastronomia e lazer. Além de, ao litoral, ser considerada uma parte onde se localizam de moradores de classe média alta e, muitas vezes, de outras partes do mundo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PARQUE IBIRAPUERA - SÃO PAULO


 
 
 
Fotografia panorâmica de um dos lagos do Parque Ibirapuera.
 
O Parque Ibirapuera (Feito por Oscar Niemeyer) é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².
 
No meio do parque está o Pavilhão Japonês, uma réplica do Palácio de Katura, localizado em Quioto. Para os skatistas e patinadores há a grande Marquise, ideal para a prática desses esportes. A visita pode se estender até o Viveiro Manequinho Lopes, local que fornece as plantas da cidade. Com uma programação intensa, a Praça da Paz é palco de diversos shows, que reúnem milhares de pessoas.
Destaque para o Planetário do Ibirapuera, passeio educativo que faz muito sucesso com os pequenos. Vale a pena também ficar ligado na programação do Auditório do Ibirapuera palco de grandes apresentações de orquestras e bandas nacionais e internacionais

domingo, 16 de junho de 2013

GUARAPARI - ESPÍRITO SANTO



 
 
 
Guarapari é um município do estado do Espírito Santo, no Brasil. Sua população em 2010 era de 105 286 habitantes. A sua distância até Vitória é 51 km; até o Rio de Janeiro, 474 km e até Belo Horizonte, 516 km.
 

História

Por volta do ano 1000, os índios que ocupavam o litoral sul do atual estado do Espírito Santo foram expulsos para o interior do continente devido à invasão de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros exploradores europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos tupis: os temiminós.
Em 1585, o padre jesuíta José de Anchieta fundou uma missão jesuíta para catequizar os índios da região: a aldeia do Rio Verde ou aldeia de Santa Maria de Guaraparim. A aldeia possuía um convento e uma igreja dedicada a santa Ana. Para a sua inauguração, Anchieta compôs o Auto Tupi. Em 1677, foi construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1679, a aldeia de Guaraparim foi elevada à categoria de vila. Em 1835, foi criada a comarca de Guarapari. Em 1860, a comarca recebeu uma visita do imperador brasileiro dom Pedro II. Em 1878, passou à condição de município. Em 1891, adquiriu o status de cidade.
No final do século XIX, colonos europeus (italianos, em sua maioria, que aportaram no Rio Benevente) se instalaram no interior do município, fundando as localidades de Todos os Santos e Rio Calçado, entre outras. A principal atividade econômica dessas famílias era o café, além do plantio que faziam para a própria subsistência. Em 1948, teve instalada a sua câmara.. Em meados dos anos 1960/1970, Guarapari tornou-se nacionalmente famosa em decorrência das propriedades medicinais de suas areias monazíticas. Por este motivo, houve uma onda turística crescente em torno da cidade.



A exploração das areias monazíticas, os efeitos da radioatividade produzido na saúde e a divulgação de estudos de pesquisa tiveram grande repercussão, projetando Guarapari nacionalmente e internacionalmente com a fama de “Cidade Saúde”.

O termo monazita provém do grego monazein- “estar solitário”, o que indica a sua raridade. As areias monazíticas, que foram descobertas em Guarapari no ano de 1898, passaram a ser exploradas pela Mibra, em 1.906, a 'SOCIÉTE MINIÉRE ET INDUSTRIELLE FRANCO-BRASILIENSE' instalou em Guarapari a usina 'MIBRA - Monazita Ilmenita do Brasil' que instalou uma usina para fazer beneficiamento das areias monazíticas, exportando o produto para ser tratado na França. A Mibra era administrada por Boris Davidovitch, cidadão russo naturalizado americano.

Na Mibra as areias eram separadas por lavagens e posteriormente por eletroímãs em ordem decrescente:

ILMENITA - De cor preta, é constituída de titânio, ferro magnético e outros metais.

GRANADA - De cor vermelha, é encontrada em abundância em Guarapari, mas somente em pequenos cristais, o que a torna inaproveitável para a fabricação de jóias. Contém, em proporções variáveis, o alumínio, o ferro, o cobre, o cálcio, o magnésio, o manganês e outros metais.

MONAZÍTICA - De cor amarela, é um fosfato. Contém tório de onde se extrai o hélio e outros elementos usados na desintegração atômica. As areias monazíticas foram inicialmente usadas pelo seu teor de tório cuja aplicação principal foi nas camisas incandescentes.

MONAZITA - De onde se obtém o cloreto, o óxido e o fluoreto, sais como o cério e o fosfato trissódico, usados em indústrias de grande sofisticação tecnológica. O Óxido de Neodímio, por exemplo, tem aplicação no raio laser e na fabricação de TV a cores. O Óxido de Cério é utilizado na fabricação de lentes fotográficas e na indústria ótica corretiva. O Óxido de Lantânio é usado em ótica de alta precisão e em ligas especiais. O Óxido de terras raras é empregado no polimento de vidros óticos e vidros de televisão, fabricação de carvões para o arco voltaicos ferro liga. O Carbonato de terras raras é usado na composição de vidros óticos. O Fluoreto de terras raras é usado na metalurgia na obtenção de aços e ligas especiais. O teor de areia monazítica das praias é variado, indo de sua ausência à percentagem de 60% ou até mais. Quando presente, elas se concentram em manchas de aspecto característico, variável de extensão e profundidade, como é fácil observar principalmente na praia da Areia Preta, onde as ondas do mar deixam a sua paisagem marcada por pequenas linhas amarelas, característica da monazítica. A Zirconita, de cor cinza, não sofre atração magnética. Tem uma extensiva e diversificada gama de aplicações, sendo utilizada na indústria ótica e de vidro, na indústria química e metalúrgica, esmalte porcelanizado, louças de primeira qualidade, cerâmica sanitárias, etc. Contém 'mesotônio 1' e é encontrado nas áreas monazíticas. Tem emprego terapêutico devido à penetração de seus raios de gama. O termo monazita provém do grego - monazein, que quer dizer 'estar solitário', o que indica sua raridade.

A Mibra explorou as areias de Guarapari até os anos 60 quando o Governo começou a taxar realmente a sua exploração e exportação. Os proprietários da MIBRA simplesmente abandonaram tudo e foram embora, pois se deram como satisfeitos pela grande exploração feita até então.

Após o abandono da MIBRA, a 'NUCLEMON - Nuclebrás de Monazita e Associação Ltda', subsidiária da NUCLEBRÁS, passou a explorar as areias de Guarapari, mas o prefeito Graciano Espíndula (1.983/1.988) proibiu a extração das areias nas praias da cidade quando era o prefeito.

Estas areias são indicadas para os casos de reumatismo articular e muscular, de artrite deformante e de diferentes etiologias, de nevralgias, mialgias e enfermidades muscular, alergias, sistema nervoso, gota, anemia, nervosismo de insônia, inapetência e perturbação digestiva.

O fato de estar em Guarapari, já constitui um extraordinário elemento de tratamento, uma vez que a radioatividade atua no solo e na atmosfera, tanto dentro quanto fora das casas e dos hotéis, tanto nas praias quanto fora delas.