Buscape

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ILHA DO PAPAGAIO - SANTA CATARINA




 
 
 
              Quando o patriarca da família Sehn, estimulado pelo filho, chegou à Praia do Sonho, no litoral catarinense, a 30 quilômetros de Florianópolis, ninguém na família suspeitava que ali começava a história de uma pousada do Roteiros de Charme, que se destacaria pela postura ambiental. Pescador gaúcho, ele se apaixonou pelo local e quis comprar um terreno. A única coisa à venda era uma ilha. Passou a ser o ponto de reunião da família nos finais de semana e nas férias. Para a família Sehn, virou uma tentação permanente. Virava e mexia, a família toda se reunia e conversava sobre a ideia de largar tudo e fazer alguma coisa na ilha. Essa alguma coisa virou a pousada da Ilha do Papagaio, iniciada em 1993.

             A ilha do Papagaio tem 146 mil metros quadrados e apenas 1,5% está ocupado, sendo somente 0,60% construído, o resto é vegetação natural, mistura de Mata Atlântica e Restinga. Ela fica em frente à Ponta do Papagaio, que separa a Praia da Pinheira da Praia do Sonho. Por trás delas domina, esplêndida, a serra do Tabuleiro. Esse extremo sul da costa catarinense faz parte do Parque da Serra do Tabuleiro.

              A Ilha do papagaio mostra uma das maneiras de conciliar o turismo e a preservação dos valores naturais que são a própria atratividade do local. É uma solução de elite, mas várias das regras e das atitudes podem e devem ser usadas para o turismo de massa. A mistura certa de educação e incentivos, faz milagres.

             A Ilha do Papagaio está além dos parâmetros ambientais recentemente adotados pela Associação dos Roteiros de Charme, desde o ano 1997. O local é especial, as instalações são confortáveis e de bom gosto. Os bangalôs estão integrados ao ambiente natural. O serviço tem qualidade e charme. Tudo que se quer à beira mar.

             Tem particular cuidado com os pássaros. E são muitos. De aves marinhas, como gaivotas comuns, atobás, fragatas e trinta-réis, até sanhaços, tico-ticos, chopins e tiés-sangue e muitos mais. Você poderá encontrar até o raro tié-sangue, muito arisco, tinha feito ninho numa área da ilha.

             As caminhadas pela ilha são um belo programa, que se pode fazer com guia ou sozinho. São oito trilhas, pela mata e pelos costões. A vista é sempre espetacular e a vegetação exuberante.

• 1972 A Ilha foi adquirida pela familia Sehn para ser a casa de praia.
• 1993 Construção do hotel.
• 1994 Ingressou na Associação do Roteiros de Charme.
• 2011 Selo ouro do Guia 4 Rodas
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário