Buscape

terça-feira, 11 de junho de 2013

POÇOS DE CALDAS



 
 
 
 
 
Descanso é a palavra de ordem em Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de Minas Gerais. Suas águas - com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais - atraem famílias e casais que chegam para conferir de perto a fama dos relaxantes banhos de imersão e percorrer as dezenas de fontes espalhadas pela cidade.
 
 
Cachoeira Véu das Noivas: Quedas d´água chegam a dez metros de altura -
Cachoeira Véu das Noivas: Quedas d´água chegam a dez metros de altura
Mas Poços de Caldas também é festeira e têm programação intensa durante o inverno, com festejos animados pelo folclore e regados a delícias típicas mineiras como batidas e caldos.

Já os quitutes tradicionais, como doces e queijos, são encontrados nas feirinhas de artesanato que acontecem aos domingos nas pracinhas da cidade. Ainda no quesito compras, a tradição dos cristais de Murano é mantida na região. Três fábricas são abertas à visitação, permitindo acompanhar todo o delicado processo de produção das peças.

Tão valioso quanto o cristal é o acervo cultural de Poços de Caldas, com museus e espaços culturais abrigados em antigos cassinos que remetem aos tempos da jogatina e dos bailes luxuosos.

O jogo acabou, mas os turistas continuam chegando – agora, atraídos pela natureza privilegiada. A cidade se tornou ponto de encontro dos adeptos do vôo livre e do trekking, que encontram na Serra de São Domingos as condições ideais para a prática de atividades radicais. Além de rampa de decolagem e trilhas, o morro abriga ainda uma estátua do Cristo Redentor, acessível por teleférico.
 
Entre os passeios, o mais concorrido é o de teleférico, que leva ao topo da Serra de São Domingos. Lá em cima, a vista panorâmica divide a atenção com o monumento ao Cristo Redentor e com o Aquário, repleto de peixes de águas doce e salgada. Já uma voltinha de charrete pode ter como destino a cachoeira Véu das Noivas, com quedas d´água que chegam a dez metros de altura.
 
Segundo dados de 2012, é o 15º município mais populoso do estado. Destaca-se por ser o município com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário